Catalisador peróxido de bensoila

[vc_row us_bg_image=”6670″ us_bg_parallax=”still”][vc_column][vc_row_inner css=”.vc_custom_1532142771564{background-color: #ffffff !important;}”][vc_column_inner width=”1/4″][vc_column_text][/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”3/4″][vc_custom_heading text=”CATALISADOR PERÓXIDO DE BENSOILA” font_container=”tag:h1|text_align:center|color:%232b2b2b” google_fonts=”font_family:Open%20Sans%3A300%2C300italic%2Cregular%2Citalic%2C600%2C600italic%2C700%2C700italic%2C800%2C800italic|font_style:300%20light%20regular%3A300%3Anormal” css=”.vc_custom_1496325468380{padding-top: 30px !important;}”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner css=”.vc_custom_1532143013422{background-color: #ffffff !important;}”][vc_column_inner][vc_tta_tour css=”.vc_custom_1532142789158{background-color: #ffffff !important;}”][vc_tta_section icon=”fa-assignment” active=”1″ title=”Produto” tab_id=”1496250744997-5a0f6d11-c84a”][vc_column_text]INDICAÇÃO:

Trata-se de um catalisador para massa Poliéster.

APRESENTAÇÃO:

Tubos Plásticos com 20g ou 25g de pasta catalisadora.

UTILIZAÇÃO:

Usar de uma a duas gramas de catalisador, para cada 100gr de massa a ser
catalisada.

CUIDADOS GERAIS:

Usar máscara com filtros, luvas e óculos de proteção. Produto inflamável,
manter afastado de calor, faíscas e chamas. Fazer uso em local aberto e arejado.
Em caso de contato com a pele, lave a região com óleo vegetal. Em caso
de contato com os olhos, lave com água e sabão. Em caso de intoxicação por
ingestão ou inalação, procurar de imediato o atendimento médico. Manter
fora do alcance de crianças e animais.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section icon=”fa-assignment turned in” title=”Ficha Técnica” tab_id=”1496250745084-1106a711-e5ea”][vc_column_text]Fórmula Empírica: C14H10O4

O Catalisador é um peróxido de dibenzoila apresentado sob a forma de uma pasta homogênea, contendo 50% de peróxido de dibenzoila diluído em ftalatos. O peróxido de dibenzoilaé utilizado como iniciador de polimerização de resinas de poliéster insaturado ou epóxi éster-vinilicas. Por ser fornecido em pasta, é mais fácil e seguro de aplicar do que os peróxidos de dibenzoila em pó, uma vez que pode ser adicionado diretamente nas resinas.
PROPRIEDADES TÍPICAS
Aspecto……………………………………………Pastaazul, branca, cinza e rosa
OxigênioAtivo(%)………………………………………………………..3,24 – 3,37
Concentração (%)……………………………………………………….49,0 – 51,0
Densidade (g/cm3 a 20°C)……………………………………………1,140 – 1,170
SADT(Temperaturade Decomposição em Auto-aceleração) (°C)…………..50
Solúvel em…………………………………ftalatos, cetonas, álcoois e glicóis
Parcialmente Solúvel em………………………………………………..Glicóis
Insolúvel em………………….hidrocarbonetos aromáticos clorados e alifáticos
Temperatura de Estocagem (°C)…………………………………………Máx. 30
APLICAÇÃO

O Catalisador deve ser utilizado na polimerização de resinas de poliéster  insaturado e epóxi éster-vinílicaspré-aceleradas, na proporção de 1% a 3% da massa da resina. O promotor mais utilizado é o di-metil anilina (DMA). As principais características desse peróxido são a elevada resistência a flutuações de temperatura externa e o tempo de desmoldagem da peça relativamente curto. O transformador deve estar atento ao fato de que aceleradores de amina podem provocar uma espécie de descoloração amarelada na peça final.
Estes produtos pastosos possuem vantagens sobre produtos secos e granulares, e incluem:
1.Redução marcante dos perigos envolvidos no manuseio e armazenamento.
2.A dispersão homogênea de partículas extremamente finas de peróxido de dibenzoíla no plastificador dissolve mais rapidamente em resinas, e elimina a prática perigosa de dissolver peróxido seco dibenzoílico em estireno, acetona ou outros solventes voláteis.

MOLDAGEM À TEMPERATURA AMBIENTE

O Catalisadorpode ser usados para cura de temperatura ambiente de poliéster pré-promovido e resinas de éster vinil. O dimetil ou anilina dietil são os mais usados, mas outros que podem ser usados são N, N-dimetil-p-toluidina. Estes promotores, ou aceleradores, são geralmente usados em concentrações entre 0,01% e 0,6% sobre o peso da resina. Os níveis de uso do catalisador pode ser entre 0,5% e 5,0%, dependendo do gel time desejado e propriedades de cura.

CUIDADO:     O CUIDADO ABSOLUTO DEVE SER TOMADO PARA PREVENIR A MISTURA DIRETA DE PERBENZOX 50 COM  QUALQUER OUTRO PROMOTOR. ISTO PODE CAUSAR VIOLENTA DECOMPOSIÇÃO, RESULTANDO EM INCÊNDIO OU EXPLOSÃO.

MOLDAGEM DA TEMPERATURA ELEVADA
O Catalisador é amplamente usado em cura de temperatura elevada de compostos de poliéster em moldes aquecidos. As temperaturas operacionais práticas de cura da resina iniciada do catalisador são entre 80ºC e 150°C. Os procedimentos que podem utilizar o catalisador incluem a moldagem de metal por junção, moldagem aquecida, moldagem de saco, compressão e moldagem de transferência.

VISCOSIDADE
O Catalisador pode ser utilizado em sistemas viscosos de duas partes, com bases de poliéster ou resinas de metacrilato. A consistência cremosa permite a mistura uniforme dos componentes. O aspecto insolúvel do catalisador permite o re-embalagens em quantidades menores e mais úteis.

OUTRAS INFORMAÇÕES

ARMAZENAMENTO
•Temperatura máxima recomendada: 30°C
•Armazene nas embalagens originais, longe de inflamáveis e quaisquer fontes de calor, descarga elétrica ou fogo; distante da luz solar, e longe de naftanato de cobalto, demais promotores, aceleradores, oxidantes ou agentes redutores e fortes ácidos ou bases.
•Embalagens com vazamentos – Remova e isole-as em local seguro.Re-embale ou descarte-as imediatamente (Veja derramamentos).
•Nunca armazene em refrigeradores com comidas e/ou bebidas.
•Estoque rotativo, utilize primeiro os mais antigos.
MANUSEIO
•Informe toda a equipe de procedimentos sobre o manuseio seguro, e revise o MSDS com eles.
•Retire da área de armazenamento somente as quantidades necessárias para um turno.
•Utilize óculos protetores e luvas resistentes.
•Mantenha fora de calor, fogo e descargas elétricas.
•Nunca adicione peróxidos diretamente aos promotores, ou vice-versa. Pode haver decomposição.
PRIMEIROS SOCORROS
•OLHOS – Lave imediatamente com quantidades abundantes de água e continue lavando por 15 minutos, pelo menos.
•É necessário o cuidado médico.
•PELE – Lave com água e sabão.
•INGESTÃO – Ingira grandes quantidades de leite ou água, e procure imediatamente um médico. Não provoque vômito. Como auxílio a seu médico,.
• DERRAMAMENTOS
•Limpe imediatamente, absorvendo com material inerte. Umedeça e tire o pó com ferramentas especiais, e coloque em um saco plástico limpo dentro de um balde plástico.
•Descarte-os de acordo com as leis locais, estaduais e federais.
OBSERVAÇÃO: Peróxidos derramados, caso não sejam imediatamente limpos, podem secar ou decomporem-se e pegar fogo ou de maneira perigosa e violento.
INCÊNDIO
•Quando seco, o Peróxido de Dibenzoíla produz inflamação e queima vigorosamente.
•Utilize água de distâncias seguras – preferencialmente com uma mangueira de água e ar.
•Para pequenos incêndios, pode ser útil um extintor com dióxido de carbono, vapor ou produtos químicos secos.
•Em caso de incêndio próximo ou na área de armazenamento, resfrie as embalagens armazenadas com spray de água.
EMBALAGEM
•O tamanhos padrão são baldes com 20kg

•– “A informação contida neste comunicado é baseada nas informações recebidas por nossa equipe, e é apresentada em boa fé, acreditando em sua precisão. Devido à tecnologia extensiva envolvida em seu uso, a fabricante, de maneira alguma, garante tais informações nem realiza quaisquer recomendações ao uso, em caso de desrespeito à patente. As informações contidas neste comunicado prevalecem e substituem todas as informações dos comunicados anteriores. O vendedor não realiza qualquer tipo de garantia, explícita ou implícita, exceto a de que as mercadorias atendem às especificações do comprador. Uma vez que as mercadorias são aceitas pelo comprador no tempo especificado, este assume todo o risco e responsabilidade por danos oriundos do uso dos produtos. Quer seja utilizado somente pelo comprador ou em conjunto com outros produtos, vendido à terceiros em sua forma original ou re-embalado pelo comprador e vendido à terceiros.”[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section icon=”fa-assignment late” title=”Ficha de Segurança ” tab_id=”1496251797331-2630b905-b955″][vc_column_text]1-IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTO E DA EMPRESA:

Nome do Produto: Peróxido de Dibenzoila.
Aplicação: Iniciador Cura de resina poliéster

2- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Pode provocar incêndio.
Irritante para os olhos
Pode causar sensibilização em contato com a pele.

3-COMPOSIÇÃO

Substância: Este produto é considerado um preparado
Nome Químico: Peróxido de dibenzoíla 50%, com plastificante.
Sinônimo: BPO pasta
Registro no Chemical Abstracts Service (N° Cas):1338-23-4 Classificação E Rotulagem: Inflamável, oxidante, corrosivo.
Ingredientes que contribuam para o Perigo
Produto  casconc.
Peróxido de dibenzoíla           94-36-0 50%
Éster Ftálico84-69-5  15-27%
Óleo vegetal hidrogenado 8001-78-3     10-12%
Surfactante não iônico 9038-95-3   8–10%
Celulose acetato butyrate- 9004-36-8   1-02%

 

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Informações Gerais: Em casos de dúvidas e se os sintomas persistirem procurar cuidados médicos.
Inalação: Remova a vítima da área contaminada e leve-a para um local fresco e ventilado. Manter a pessoa calma, em repouso e afrouxando as roupas. Médico em caso de sintomas Respiratórios
Contato com os olhos: Sem perda de tempo, lavar os olhos com água abundante e corrente durante 15 minutos, mantendo as pálpebras bem afastadas. Oftalmologista com urgência em todos os casos.
Contato com a pele: Retirar o calçado, as meias e a roupa contaminada e lavar a pele atingida com água corrente. Médico em todos os casos.
Ingestão: Não provocar vômito.
Generalidades: Médico com urgência em todos os casos. Levar a vítima imediatamente transporte para um médico e mostrar o rótulo da embalagem. Equipamentos de proteção individual para os socorristas. Em caso de projeção nos olhos e na face, tratar os olhos com prioridade. Não secar as roupas contaminadas perto de uma fonte de calor viva ou incandescente. Mergulhar as roupas contaminadas em um recipiente com água.
Vítima consciente: Não provocar vômito
Vítima inconsciente: Gestos clássicos de reanimação.
Recomendação medica: Aplicar tratamento

5 – MEDIDAS DE COMBATE À INCÊNDIO

Meios de extinção apropriados: Água, espuma pó químico seco ou dióxido de carbono. Em caso de pequenos incêndios, extinguir com pó químico ou dióxido de carbono e depois aplicar água pra evitar a re-ignição.
Meios de extinção não apropriados: Halon.
Perigos Específicos: Se envolvido no fogo, vai sustentar a combustão. Em caso de incêndio e/ou explosão não respirar os fumos.
Produtos com risco da Decomposição/combustão: Dióxido de carbono, ácido benzóico, fenilbenzoato, Benzeno.
Métodos Específicos :Mandar se retirar qualquer pessoa não indispensável. Deixar intervir apenas pessoas treinadas, informadas sobre os perigos dos produtos e aptas.Usar aparelho autônomo de respiração em intervenções próximas ou em locais confinados Usar vestuários antiácidos em intervenções próximas Proceder à limpeza dos equipamentos após intervenção
(passagem sob chuveiro, limpeza com precaução, lavagem e verificação)
Métodos Especiais: Se possível, evacuar os recipientes expostos ao fogo, se não, arrefece-los com abundante quantidade de água.Aproximar-se do perigo de costas para o vento.Manter-se à distância, protegido e ao abrigo de projeções.Não se aproximar de recipientes que estiverem expostos ao fogo sem os arrefecer suficientemente.

6 – MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO E VAZAMENTO ACIDENTAIS

Precauções individuais: Não respirar as fumaças/vapor. Evitar o contacto com a pele e os olhos. Para a proteção pessoal veja Secção 8.
Precauções ambientais: Recolher a maior quantidade possível num recipiente limpo para reciclagem ou eliminação. Impedir que a água contaminada/ produto atinja outras águas/solo. Métodos de limpeza: Recolher com uma pá e vassoura de material inerte, lavando o resto com água. Colocar o resíduo em recipientes adequados para eliminação de acordo com as regulamentações locais.

Outras informações: Remover fontes de ignição da área de derramamento. Ventilar as áreas fechadas para prevenir a formação de vapores inflamáveis e tóxicos. Áreas contaminadas devem ser descontaminadas antes de liberar para o uso.

7 – MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Prevenção contra incêndio e explosão: Usar equipamento à prova de explosão
Manter afastado de qualquer chama ou faísca. Não fumar
Armazenamento: Conservar distante dos redutores como aminas, álcalis, metais pesados como aceleradores. Armazenar num local seco e bem ventilado longe de fontes de calor e luz direta do sol, máximo 30ºC. Temperatura de auto decomposição +50ºC. Deve-se evitar o confinamento.
As embalagens que forem abertas devem ser fechadas cuidadosamente
Manter o recipiente em posição vertical a fim de evitar vazamentos. As embalagens que forem abertas devem ser fechadas cuidadosamente.
Outras informações
Não comer, beber ou fumar durante a utilização.
Lavar as mãos cuidadosamente com água e sabão após o manuseio Manter as roupas de trabalho separadamente.

8 – CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Medidas em local de trabalho: Assegurar boa ventilação e exaustão local de na área de trabalho. É recomendada ventilação a prova de explosão.
Proteção respiratória: Não respirar os fumos. Assegurar uma boa ventilação e exaustão no local de trabalho.
Proteção das mãos: Usar luvas apropriadas de borracha sintética ou neoprene.
Proteção dos olhos: Usar protetor para olhos/face.
Proteção para pele e corpo: Usar vestuário de proteção e luvas adequadas. Retirar imediatamente as roupas contaminadas. Lavar a roupa antes de reutilizar.

9- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

Estado físico: Pasta Tixotrópica
Cor: Azul, Branca, Cinza e Rosa
Odor: Fraco
Ponto/Intervalo de ebulição: Não destilar (Decompõe)
Ponto/Intervalo de fusão: -10°C
Inflamabilidade: Não determinada
Temperatura de auto-ignição: >380°C
Propriedades explosivas: Não
Limites de explosão: Não aplicável
Propriedades de oxidação: Não aplicável
Pressão de vapor: Não determinada
Densidade (g/cm3 a 20°C): 1,140 – 1,170 Densidade aparente: Não determinada

Solubilidade em água: Insolúvel
PH: Ácido fraco
Coeficiente de divisão n-octanol/água:Não determinada Densidade relativa do vapor (ar=1): Não determinada Viscosidade: Pasta tixotrópica.
Concentração oxigênio ativo (%): 3.24 – 3.37
Concentração de peróxidos (%): 49.0 – 51.0
TDAA: 50°C
Condutividade específica: Não determinada

10- ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade: Explosivo quando seco. Uma reação auto-aceleradora perigosa e, em certas circunstâncias, explosões ou incêndios podem ser causados pelo contato direto com substâncias incompatíveis ou pela decomposição térmica a temperaturas iguais ou superiores à seguinte temperatura:+50°C. Condições a evitar:
Podem-se prever reações violentas com ácidos, álcalis, metais pesados e redutores. Evitar o contato com a ferrugem. Evitar o choque e a fricção. Deve-se evitar o confinamento. Não misturar com peróxidos aceleradores. Não misturar com agentes redutores.
Matérias ou substâncias incompatíveis:
Usar somente aço inox 316, PVC, polietileno ou equipamentos revestidos em vidro.
Produtos perigosos da decomposição:
Ácido benzóico, benzeno, fenilbenzoato.
Outras informações:
A TDAA( temperatura de autodecomposição acelerada) é uma temperatura experimental na qual o produto em uma embalagem típica sofrerá uma decomposição auto acelerada.

11- INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS.

Nome: Peróxido de benzoíla 50%
Toxidade aguda Rato: > 5000 mg/kg
Oral LD50 Inalação LC50Rato:>24.3 mg/l; 4 horas de exposição Irritação
Pele: Não irritante (4 horas tempo de exposição) Olhos: Brandamente irritante (5 min de exposição) Genotóxica:
Teste de ames: Não mutagênico.
Outras informações:Não carcinogênico(Lit.)

12-INFORMAÇÕES ECOLÓGICA

Nome: Baseado em: Peróxido de benzoíla 75%
Ecotoxicidade
Peixe :Toxicidade aguda, 96h-LC50=2.0 mg/l (Poecilia reticulada)
Bactéria: Inibição da respiração do lodo ativado teste EC50=35 mg/l
Degradação biótica: Facilmente biodegradável (Teste da garrafa fechada)

13-CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Produto: Recolher com uma pá e vassoura de material inerte, lavando o resto com água. O produto não deve entrar em contato com esgotos domésticos, rios, lagos e vias de pluviais de água. A eliminação dos resíduos deve estar de acordo com as regulamentações locais. Os resíduos devem provavelmente ir para um processo de incineração controlada, mas em conformidade às normativas locais. Os resíduos NÂO devem permanecer fechados. Absorver o resto com vermiculita, mantendo a mesma sempre úmida após o uso. Manter os componentes sob umidade.
Embalagem contaminada: Não reutilizar a embalagem vazia. Recolher para a reciclagem, ou dispor de acordo com as regulamentações locais.

14- INDICAÇÕES SOBRE TRANSPORTE

Classe de Risco: 5.2
Número de Risco: 52
Risco Subsidiário: Não Aplicável
Número ONU: 3108
Grupo de Embalagem II  (Zero)
Nome Apropriado para Embarque: PERÓXIDO ORGÂNICO, TIPO E, SÓLIDO
Outras informações: Rótulo de Risco 5.2
EPI Conforme NBR 9734 da ABNT
Conjunto para Emergência
Conforme NBR 9735 da ABNT
Transporte via marítima (IMO/Código IMDG)
IMO/Código IMDG Classe 5.2
Grupo da embalagem II Nº ONU 3108
EMS 5.2-01 MFAG
Poluente marítimo não Nome apropriado para
embarque
Organic peroxide type e, solid (Dibenzoyl peroxide).
Transporte aéreo (ICAO- / TI/IATA / DGR)
ICAO / TI/IATA / DGR Nº ONU 3108
Classe 5.2 Grupo da embalagem: II
Nome apropriado para embarque: Organic peroxide type e, solid (Dibenzoyl peroxide).

15- INFORMAÇOES REGULAMENTARES

Nome químico: Peroxido de dibenzoila, pasta 50% em diisobutilftalato
Símbolo de risco:

16-OUTRAS INFORMAÇÕES

As informações contidas neste boletim se referem aos nossos conhecimentos e experiências mais atuais no que diz respeito às normas de segurança. Fica sob a própria responsabilidade do usuário assegurar-se de que as informações são apropriadas e completas para a sua utilização especial deste produto, devendo o usuário manter boas condições de trabalho e seguir as legislações locais, nacionais e internacionais.

Frases de Riscos:
Código Descrição: Pode provocar incêndios. Irrita os olhos. Possibilidade de sensibilização em contato com a pele.
Frases de segurança:
Código Descrição: Conserve o recipiente bem fechado em lugar fresco.
Conserve longe  de agentes redutores (animais), ácidos, álcalis e compostos a base de metais pesados (aceleradores, secantes, sabões metálicos)
Em caso de contato com os olhos lavar imediatamente com água em abundancia e cuidados médicos.

 

[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tour][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]